O que é intranet e como implementar em empresas?
Centralizar a comunicação, garantir a segurança de dados e otimizar processos estão entre os maiores desafios das empresas atualmente. Se você procura uma solução para esses dilemas, existe uma alternativa que une diversos benefícios e pode ajudar o seu negócio: a intranet.
Neste conteúdo, você vai descobrir o que é intranet, seus benefícios e como implementar na sua empresa. Continue a leitura!
O que é intranet?
A intranet é uma rede privada utilizada em empresas para facilitar a comunicação e o fluxo de informações de forma segura entre os colaboradores. Utilizando protocolo TCP/IP e DNS, é protegida por firewalls, autenticadores, criptografia e outras medidas de segurança.
Assim como a internet, os sites da intranet possibilitam o uso ferramentas para chamadas de vídeo, conversas, compartilhamento de imagens, documentos e e-mails. Mas diferente da primeira, que é acessível ao público, a intranet é restrita, disponível apenas para pessoas autorizadas.
Qual a diferença entre intranet e nuvem privada?
Ambas têm funções parecidas, mas a nuvem privada oferece funcionalidades mais avançadas. Enquanto a intranet depende de uma infraestrutura física, a nuvem privada utiliza os fundamentos do cloud computing, o que permite seu acesso por aparelhos conectados de qualquer lugar.
Quais os benefícios?
Agora que você já sabe o que é intranet, conheça todos os benefícios que ela pode oferecer à sua empresa.
- Melhora a comunicação interna e promove a colaboração entre a equipe
- Organiza e centraliza as informações
- Garante a segurança de dados
- Facilita a gestão dos times
- Aumenta a eficiência
- Pode reduzir custos
- Favorece a autonomia dos colaboradores
Como funciona?
A intranet precisa de uma infraestrutura complexa para seu funcionamento eficiente e seguro. Saiba seus principais componentes!
- Software: ferramentas ou programas que permitam a criação e manutenção de uma rede interna privada e segura dentro da organização.
- Hardware: infraestrutura física que fornece os equipamentos necessários para que a intranet exista. Computadores, roteadores, switches, cabos, servidores, entre outros são alguns exemplos.
Como garantir a segurança da intranet empresarial?
É fundamental que a sua empresa implemente uma combinação de medidas técnicas e administrativas para que o sistema intranet seja seguro. Essas ações vão garantir que apenas usuários autorizados acessem a rede interna, protegendo os dados contra ameaças externas e internas e mantendo a integridade das informações compartilhadas.
Controle de acessos
Existem algumas maneiras de controlar quais pessoas podem acessar a intranet empresarial. A mais conhecida é a Autenticação Multifator (MFA), que exige que os usuários forneçam duas ou mais formas de verificação antes do acesso, como senhas ou códigos enviados para o celular/e-mail.
Outra opção viável é definir as permissões de acesso de acordo com as funções dos colaboradores. Isso garante que que apenas pessoas selecionadas possam acessar determinadas informações.
Criptografia
A codificação é uma maneira de manter a integridade e a confidencialidade das informações. Em casos de invasão do sistema intranet, os dados criptografados permanecem seguros, pois são incompreensíveis sem a chave de decriptação correta.
Firewalls e Sistemas de Detecção de Intrusos (IDS)
Ambos são softwares de segurança que protegem a rede contra ameaças e ataques externos. Firewalls atuam controlando o tráfego de entrada e saída de usuários, já o IDS monitora e detecta atividades suspeitas ou violações das políticas de segurança estabelecias.
Como criar intranet?
O primeiro passo é definir quais as necessidades da empresa e dos colaboradores. A partir dessas informações, você pode escolher a melhor plataforma para o seu negócio.
É possível contratar plataformas de softwares prontos e disponibilizados por empresas prestadoras de serviço, mas também existe a opção de desenvolvimento personalizado realizado por uma equipe capacitada que oferece soluções mais personalizadas.
Também é preciso planejar a infraestrutura de rede para suportar o tráfego de dados da intranet e garantir a segurança. Fique atento aos seguintes pontos!
- Servidores: decida se o servidor da intranet será local ou na nuvem. O primeiro oferece maior controle, enquanto o segundo tem a vantagem da escalabilidade e da manutenção simplificada.
- Segurança: escolha quais medidas de segurança serão implementadas.
- Conectividade: garanta que a infraestrutura de rede (cabos, roteadores, switches) seja robusta e capaz de suportar o uso previsto.
Não se esqueça de levar em consideração que a implementação da intranet deve ser planejada em etapas: desenvolvimento, teste e treinamento dos colaboradores. Isso tornará o processo mais fácil e, consequentemente, diminuirá o número de imprevistos.
Agora que você já tem mais informações sobre a intranet o que é e como funciona, chegou o momento de montar a sua rede. Conte com a Dicomp para escolher os melhores produtos para a sua infraestrutura. Clique na imagem abaixo e acesse a loja!