Energia off-grid e on-grid: qual a diferença?
A energia solar é uma alternativa sustentável, limpa e inesgotável, que contribui com o meio ambiente e traz inúmeras vantagens. A fonte é benéfica a todos, desde os pequenos até os maiores consumidores, podendo reduzir em até 95% os gastos com energia.
Pensando em sistemas, atualmente é possível encontrar dois tipos principais de energia solar: on grid e off grid. Neste artigo, vamos explicar em detalhes cada uma dessas opções, destacando suas diferenças, vantagens e desvantagens. Boa leitura!
Como a energia solar é produzida?
A energia solar é gerada por meio das placas solares, compostas por células fotovoltaicas que captam a luz do sol para convertê-la em energia elétrica. Para isso, são colhidos os fótons solares e transformados em corrente elétrica contínua (CC).
A CC é convertida em corrente alternada (CA) e consumida pela unidade. Caso haja excedente de energia produzida, há algumas maneiras de aproveitá-la, seja injetando na rede elétrica ou realizando o armazenamento. É justamente nesse ponto que os sistemas on grid e off grid atuam. Vamos explicá-los a seguir!
O que é e como funciona um sistema on grid?
Um sistema on grid é aquele em que a instalação solar fotovoltaica está conectada à rede elétrica convencional. Com ele, a energia gerada é consumida diretamente no local, suprindo as necessidades energéticas do imóvel.
Caso a produção solar seja maior que o consumo, o excedente é injetado na rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados posteriormente. Esse modelo garante autonomia e segurança para os usuários, pois quando a produção de energia vinda das placas solares está baixa, é possível utilizar a rede pública. Além disso, por não precisar de bateria, tem valor de investimento menor.
E o sistema off grid?
A diferença entre on grid e off grid é que o segundo é um sistema autônomo, ou seja, não está conectado à rede elétrica convencional. Nele, a energia solar é captada pelos painéis fotovoltaicos e armazenada em baterias para ser utilizada no momento em que é necessária.
Por não estar conectado à rede, o sistema off grid é ideal para ser instalado em lugares afastados, como em plantações ou fazendas.
Para garantir a autonomia do sistema, é necessário dimensionar corretamente o número de painéis solares e a capacidade das baterias, de acordo com o consumo diário estimado. Além disso, é comum utilizar um sistema auxiliar de backup, para casos extremos de alta demanda ou baixa geração solar contínua.
Vantagens e desvantagens
Agora que você já conhece os sistemas on grid e off grid, vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada um deles.
A principal vantagem do sistema on grid é o retorno financeiro. Isso porque, ao gerar energia própria, você reduz a dependência da rede elétrica convencional e diminui os gastos com eletricidade. Além disso, um SFV on grid permite a compensação de créditos.
Quando há excedente de geração solar, você acumula créditos junto à companhia elétrica, que podem ser utilizados em momentos de menor produção solar, como dias chuvosos ou à noite..
Já o sistema off grid garante total independência da rede elétrica convencional. Isso é especialmente útil em áreas remotas, onde o acesso à eletricidade é limitado ou inexistente.
Além disso, as baterias armazenam a energia gerada para uso contínuo, mesmo durante a noite ou em dias nublados. Outra vantagem é a possibilidade de maior controle sobre a origem e a qualidade da energia consumida.
- Leia também: Os 8 principais benefícios da energia solar
No entanto, ambos os sistemas possuem algumas desvantagens. O on grid ainda depende da rede elétrica convencional para suprir a demanda em momentos de baixa geração solar. Além disso, a capacidade de geração pode ser limitada pelas regulamentações e exigências da concessionária.
Já o sistema off grid exige um investimento mais alto devido à necessidade de baterias. Outro ponto importante é que os modelos disponíveis atualmente no mercado duram menos tempo do que o restante dos equipamentos do sistema fotovoltaico, agregando ainda mais custos.
Energia solar on grid e off grid: qual escolher?
Em termos financeiros, o sistema on grid exige um investimento inicial menor do que o off grid, uma vez que as baterias são um equipamento de custo elevado. Logo, se o orçamento for limitado, um SFV conectado à rede elétrica será a opção mais viável, até pela possibilidade de gerar créditos junto à concessionária.
Por outro lado, o off grid é o sistema mais indicado para áreas remotas, afastadas da rede elétrica convencional, ou para pessoas e empresas que buscam total independência energética. Apesar de ter investimento inicial maior, o sistema possibilita controle sobre sua própria geração e o consumo de energia.
Garanta as melhores soluções para Energia Solar na Dicomp!
Nós, da Dicomp, atuamos na comercialização de produtos e equipamentos de sistemas de geração de energia solar, telecomunicações, segurança, tecnologia da informação e automação industrial. Estamos entre as cinco maiores no mercado nacional, com atuação em multiprodutos de tecnologia, refletindo em um portfólio de mais de 6 mil itens.
Conheça todas as opções para instalações de energia solar on grid e off grid acessando o site. É só clicar no banner abaixo: