Portugal prepara maior parque solar da Europa
A partir de 2025, Portugal terá o maior parque de energia solar da Europa. O país autorizou, em 1º de fevereiro, o início da construção da central fotovoltaica em Santiago do Cacém.
Em 2025, quando entrar em funcionamento, a central Fernando Pessoa, assim chamada em homenagem ao poeta, fornecerá energia limpa, barata e de produção local suficiente para responder às necessidades anuais de cerca de 430 mil residências, uma população equivalente a quase duas vezes a cidade do Porto.
A instalação, cuja ligação à rede já está contratada com a operadora portuguesa REN, evitará o consumo de 370 milhões de metros cúbicos de gás por ano, volume necessário para produzir a mesma quantidade de energia em ciclo combinado.
A estrutura deve gerar 1.200MW megawatts, o suficiente para cobrir as necessidades simultâneas de 430 mil residência. Em Portugal, o maior projeto fotovoltaico da Europa e o quinto maior do mundo, contam com 1.200 megawatts (MW) de capacidade instalada.
No que respeita à proteção da biodiversidade, o terreno poderá ser utilizado pelos pastores locais como pasto para a criação de gado e serão introduzidas colmeias, o que contribuirá para melhorar a estabilidade dos ecossistemas e aumentar o rendimento do cultivo nas terras agrícolas circundantes, além do plantio de árvores nativas.
No projeto, que será desenvolvido em parceria com a Prosolia Energy, serão instalados mais de 2,2 minhões de módulos solares em uma área de 1.262 hectares.
A instalação solar de Fernando Pessoa constitui um novo marco na Europa ao combinar as ambições de energia limpa com a geração de impactos ambientais e sociais positivos e tangíveis reduzindo exposição aos combustíveis fósseis.
Benefícios da Energia Solar
A Energia Solar é uma alternativa sustentável e benéfica a todos, desde pequeno, médio e até os maiores consumidores de energia. Essa é a fonte de energia mais barata do mundo, já que é gerada a partir de uma fonte gratuita e inesgotável, a qual é a luz solar. Mas para que isso aconteça, os painéis solares precisam captar a luz do sol e converter em energia elétrica, podendo reduzir em até 95% os gastos com eletricidade.
Esse sistema é totalmente limpo, sustentável, renovável e provém de um processo totalmente silencioso, que também reduz as taxas de carbono produzidas por outros tipos de produção de energia, além de ser de fácil manutenção, que pode ser feita apenas uma vez por ano.
Esse tipo de energia não emite nenhum tipo de gás poluente na atmosfera, garante economia de água, não polui o ar, ou seja, seu impacto é quase inexistente, o que consequentemente não afeta a mudança climática.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre a Dicomp e outras áreas da tecnologia.
Se você quiser saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores através do número (44) 4009-2826, ou cadastre-se em nosso site.
Conheça mais sobre a Dicomp, nos acompanhe nas redes sociais no LinkedIn, Facebook e Instagram.