Data de publicação: 12/05/2020
Pode até parecer ser uma tarefa fácil a compra de um produto. E na verdade é, desde que seja entendida a real necessidade e especificações que o comprador deseja.
Hoje há diversas soluções de roteadores no mercado, que levam em consideração diferentes exigências. Pode ser em potência, velocidade do processamento de dados entre envio e recepção de sinal, número de usuários conectados simultaneamente, se é para ambiente residencial ou corporativo.
Os roteadores podem distribuir a rede sem fio, mas dependendo do dispositivo também pode ser via cabo. É possível criar uma rede de distribuição do sinal de internet para residências ou estabelecimentos comerciais. Para que a escolha seja certeira, é imprescindível ter bem claro qual é o objetivo de uso do comprador.
Pois existem diversos modelos no mercado, para atender os distintos perfis de cliente. Antes da venda ou instalação pergunte a quem vai comprar o aparelho, o que ele deseja de fato com essa aquisição, para que possa ajudar da melhor maneira possível.
Não adianta contratar um bom plano de internet se o roteador que distribui o sinal da rede não apresentar as configurações ideais para o atendimento da demanda de consumo.
Os roteadores são parte muito importante no processo de conexão e experiência de navegação do usuário. Eles são responsáveis por prover acesso aos dispositivos locais que buscam o acesso a rede de internet.
É preciso levar em consideração que roteador na hora da venda ou instalação tenha a entrada para o tipo de internet que o cliente irá usar. Atualmente, os tipos de conexões utilizadas em roteadores são: Cabo ethernet Rj45 ou por Fibra.”
No mercado existem modelos de roteadores com padrões de velocidade distintos, como por exemplo, G, N e AC, que operam na frequência de 2.4 e 5 GHz. Essas tecnologias atuam diretamente na capacidade e a alcance do roteador.
Atualmente, os modelos mais comuns em residência são os roteadores G e N, que operam na rede sem fio, em frequência 2.4Ghz, com taxa de velocidade de transferência entre 54Mbps a 300Mbps.
Existem também roteadores mais avançados que trabalham com a tecnologia AC, que utilizam a frequência 5 Ghz. Com a tecnologia AC é possível alcançar velocidades de até 1.69Gbit/s.
Outro fator importante na hora de oferecer ou instalar um roteador é a respeito do alcance. Em uma residência ou estabelecimento, as paredes são obstáculos que diminuem a propagação do sinal. Cada tipo de material tem o seu percentual de resistência (Vidro - Refletivo ou não, Madeira, Concreto, Drywall etc.) Os modelos com antena MIMO ou MU-MIMO ajudam na performance de alcance dos roteadores.
A frequência é um aspecto importante para ser levado em conta na hora da decisão de comprar um roteador. Como citado acima, existem dois tipos de frequência, a de 2.4 GHz e 5 GHz.
O que isso significa? A frequência de 2,4 GHz é mais antiga, porém muito utilizada devido a sua maior cobertura e alcance. Além de ser usada no roteador de internet sem fio, também está presente nos smartphones, telefones sem fio e controles remoto em geral.
Por estar a mais tempo disponível no mercado é a mais usada, porém, é preciso avaliar a quantidade de dispositivos ligados ao mesmo tempo que vão operar na frequência 2.4 GHz. é importante ressaltar esse ponto, porque pode acontecer interferências, que comprometem a qualidade do sinal enviado e recebido.
Em condições ideais, o Wi-Fi de 2.4 GHz suporta o throughput (taxas de transferência) entre 450 Mbps ou 600 Mbps, dependendo da classe do roteador (G, N).
Os roteadores que atuam na frequência de 5 GHz suportam downloads de até 1.300 Mbps. Entretanto, por ser mais recente e por nem todos os aparelhos conseguem conectar-se a ela.
Apesar das diferenças, não existe uma frequência que seja melhor do que a outra, porém, uma pode ter configurações mais ideais para determinados ambientes e a outra para outras situações De todo modo é necessário avaliar a qualidade do sinal, o tamanho do ambiente, numéro de equipamentos operando na mesma banda e a necessidade de alcance da transmissão.
Multiple Input Multiple Output (MIMO), é uma tecnologia sem fio, que em português significa “Múltiplas Entradas Múltiplas Saídas” e oferece maiores taxas de transmissões e receptores para transferir mais dados ao mesmo tempo na rede wireless.
A tecnologia MIMO utiliza-se da multipath (ondas de rádio natural), em consequência a informação que é transmitida têm maior alcance mesmo com a interferência no caminho, por exemplo, de objetos, paredes e teto.
A modernidade tecnológica usa uma antena ou mais para fazer a transmissão de dados e sinal da rede. Desse modo, quanto mais quantidade de antenas, mais velocidade terá a transmissão e recepção de dados destinada aos aparelhos conectados, por causa das múltiplas entradas e saídas.
Os benefícios de um roteador com com antenas MIMO, além de performar melhor na taxa de transmissão de dados e sinal da rede, com dimensão espacial adicional, que aumenta a performance e o alcance, também ocorre menos consumo de energia e segurança mais avançada.
Dentro da tecnologia MIMO há duas divisões a SU-MIMO, que atende um usuário por vez (Single User) e a MU-MIMO (Multi-User), que possibilita a conexão de distintos usuários e/ou conexões.
Os roteadores munidos de tecnologia MU-MIMO conseguem, permitem que cada antena seja responsável por transmitir um dado diferente para cada dispositivo conectado a rede.
Com o roteador MU-MIMO o usuário não tem “espera” na navegação, pois a performance de velocidade da tecnologia é maior do que o tempo de espera. Evitando assim os lags de conexão durante um jogo online, quando há outros aparelhos concorrendo pela rede wi-fi. É claro que a qualidade do pacote de internet contratado interfere diretamente na experiência de navegação.
A tecnologia MU-MIMO está aplicada aos roteadores, que se integra ao novo protocolo do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE 802.11ac), que substituiu o padrão anterior 802.11n.
Um dos pilares primordiais para a rede residencial é a velocidade. Jogos online, streamings, aulas em EAD, videochamadas entre outros usos demandam de conexão estável e veloz.
Ninguém quer estar no meio de uma partida de jogo online, assistindo um seriado ou filme e ter o episódio travado. Não é mesmo?
Entenda o que o seu cliente precisa, quantos dispositivos estarão conectados ao roteador. O quanto de banda é utilizado durante o uso e ofereça o melhor para ele.
Não há necessidade de vender um roteador com 750 Mbps de velocidade se a internet que utilizada tem menos de 10 Mbps de velocidade.
Também não há motivos para vender um roteador com quatro antenas ses dois ou três smartphones vão se conectar à rede corriqueiramente.
Dê preferência a entender as necessidades de seu cliente, faça a venda ou instalação do roteador com a velocidade máxima condizente com a internet contratada por ele.
Pequenos e médios estabelecimentos, como uma loja de roupas um pequeno restaurante não precisa de uma estrutura extremamente elaborada para ofertar internet de qualidade a seus clientes.
Um roteador high-end que atende de 20 a 40 usuários simultâneos e um bom pacote de internet, pode fazer a diferença na experiência dos clientes no estabelecimento.
Afinal, hoje em dia a demanda por conexão é comum. A maior parte da população quer estar conectada sempre e oferecer uma boa navegação em seu estabelecimento, pode ser um diferencial.
O roteador AC8 da Tenda é hoje um dos produtos que se destaca no mercado. Ele atende com muita satisfação uma residência e também pequenos estabelecimentos, ao suportar até 40 usuários conectados ao mesmo tempo.
O aparelho é munido de fábrica com a tecnologia MU-MIMO e quatro antenas, que promovem um alcance maior mesmo quando há barreiras, paredes por exemplo, entre o sinal enviado pelo roteador e o recebido pelo usuário.
O roteador AC8 da Tenda possui um CPU de 1GHz e oferece suporte de acesso de largura de banda de até 1000 Mbps, além de ser Dual Band e oferecer a frequência de 2,4 e 5 GHz no mesmo sinal de wi-fi. Ainda conta com porta gigabit.
As quatro antenas são de 6dBi, desenvolvidas com potência para direcionar o sinal em todos os ambientes.
O AC8 é fabricado com o IPv6. Um protocolo de IP (Internet Protocol), o qual é superior ao protocolo IPV4. Em um futuro próximo todo equipamento de rede precisará dar suporte ao protocolo ipv6, pois a rede Ipv4 será desativada.
Por fim, esse modelo pode ser gerenciável pelo aplicativo próprio da Tenda.
Quer saber mais sobre o Modelo AC8 ou outros produtos da Tenda? Entre em contato conosco, somos um time de especialistas para ajudar você a oferecer a melhor solução para seus clientes. Teremos o maior prazer em atender você. Nos envie um whats, clique aqui. Para ficar por dentro de tudo, nos acompanhe nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.